top of page

O que exatamente é uma “praga”?

Atualizado: 28 de out. de 2020


É uma boa pergunta e complicada quando você considera que as espécies são interdependentes com e sobre outras espécies, e cada animal no planeta é benéfico em algum nível de alguma forma.



Com atuação desde 2002 no estado de Pernambuco combatendo preventiva e corretiva a mente diversas pagas urbanas, como, ratos, escorpião, formigas, cupins, baratas e etc.


Realizamos também serviços de sanitização, limpeza e higienização de caixa d'água/cisternas.



É importante respeitar o papel que todas as criaturas desempenham na natureza e ajudá-las a prosperar quando estão no ambiente adequado.


Nós só os impedimos quando eles cruzam a linha e se tornam um incômodo - uma "praga".


Enfatizando as pragas


Considere os cupins como um exemplo extremo.


O pulso da maioria dos proprietários de casas acelera quando ouvem “cupins”, pensando imediatamente no poder destrutivo dos insetos de causar estragos na estrutura de madeira de sua casa.


Mas na natureza, os cupins ajudam a acelerar a decomposição de árvores mortas, o que ajuda a renovar o solo da floresta.


É apenas um pesadelo quando eles veem sua casa como uma pilha de árvores mortas.


Ou considere como algumas pessoas mantêm roedores como hamsters e às vezes até camundongos e ratos como animais de estimação, embora a família de roedores inclua algumas das pragas mais indesejadas do mundo.


Sem mencionar que os modelos de roedores ajudam médicos e cientistas a desenvolver medicamentos e vacinas melhores.


Então, é claro, existe o rei (ou deveria ser a “rainha”?) Das chamadas “pragas” benéficas: as abelhas.


Sem as abelhas para polinizar as flores, frutas e outras safras do mundo, não teríamos comida suficiente para alimentar todos os mais de 7 bilhões de humanos na Terra.


Podemos definir uma praga como “qualquer animal ou planta que tem um efeito prejudicial sobre os humanos, sua alimentação ou suas condições de vida”.


Eles incluem animais que fazem alguns ou todos os seguintes:


Propagação de doenças (exemplo: mosquitos que propagam a malária)

Destruir plantações (lagartas, gafanhotos que se alimentam de hortaliças).


Danificar alimentos armazenados (roedores que comem grãos em silos ou em restaurantes e mercearias).


Ataque e coma animais de fazenda (onças que mutilam e matam ovelhas..., raposas que vão atrás de aves, gatos selvagens que atacam a vida selvagem nativa)


Danificar roupas (traças que comem buracos nas roupas)


Construções danificadas (cupins que destroem estruturas de madeira).


Morder pessoas (percevejos, que não são particularmente prejudiciais ou perigosos)


A importância do manejo integrado de pragas.


O fato de que o que consideramos “pragas”, ainda tem valor no mundo, é por isso que praticamos e promovemos uma metodologia de controle de pragas chamada manejo integrado de pragas, ou MIP para abreviar.


O MIP é, em poucas palavras, um tipo de manejo reduzido de pragas que se concentra no controle dessas populações com risco mínimo para as pessoas e o meio ambiente.


O MIP depende de controles ambientais como a exclusão e favorece medidas preventivas como saneamento em vez de tratamentos como pesticidas.


Uma abordagem proativa, o Manejo Integrado envolve o planejamento de suas soluções para evitar problemas, em vez de depender exclusivamente de medidas reativas, como pesticidas, após o estabelecimento de uma infestação.


Em última análise, o manejo de pragas é um trabalho complexo e requer o conhecimento e as habilidades de um profissional treinado para saber não apenas como tratar as pragas, mas como identificar o que é.


Tem pragas e perguntas?


Nós estamos aqui para ajudar.


Solicite um orçamento gratuito ou mais informações hoje.


Temos uma vasta experiência de anos atendendo órgãos governamentais, indústrias,, hospitais, hotéis, condomínios e etc.,


Conte sempre com a nossa equipe para lhe dar apoio em situações de infestação.


além de limpeza e higienização de cisternas e caixas d'água.


Também trabalhamos com sanitização.




Fale com a Dedetex Dedetização no WhatsApp
bottom of page