top of page

Apliquei veneno de cupim e não acabou com a infestação


Apliquei veneno de cupim e não acabou com a infestação
Apliquei veneno de cupim e não acabou com a infestação

É hora de tomar medidas para evitar que a peça se deteriore. Talvez você ache desnecessário contratar um serviço de descupinização, mas lembre-se: veneno comprado em supermercados não substitui produtos profissionais de limpeza doméstica e muito menos o extermínio de cupins. Entenda o porquê.


Por que veneno de supermercado não mata cupins


Cupins são criaturas muito sensíveis. Longe da colônia, eles podem morrer por afogamento em um jato d'água ou por exposição à luz solar. As ninfas – os “aleluias” que voam ao redor da lâmpada – ficam tontas com inseticidas comuns.


Porém, não se engane com a aparente fragilidade desses animais. As pragas encontram abrigo e comida dentro de portas, rodapés e outras estruturas de madeira. Portanto, a maioria nem sobe à superfície, preferindo se esconder cada vez mais nos móveis.


Em outras palavras: não basta eliminar os cupins aparentes, se o foco da infestação permanecer ativo. Também não adianta usar soluções caseiras como vinagre, ácido bórico, óleo de motor usado e querosene para matar cupins.


Além de ineficazes no extermínio de cupins, muitas dessas alternativas são perigosas. O querosene, por exemplo, é altamente inflamável.


Cupins de supermercado também ajudam. O problema é que costumam agir em insetos adultos. Ou seja: os ovos e as larvas permanecem ilesos.


Não estamos dizendo que o produto é inútil. Pode ajudar, sim, a conter as infestações numa fase inicial. Por outro lado, a falta de prática por parte do público leigo leva a resultados pouco ou insatisfatórios. É comum que alguns animais sobrevivam à imunização. Assim, os cupins continuam a causar estragos em seu caminho.


Principais erros na aplicação de cupins


Agora vamos falar sobre erros humanos. Mesmo que você encontre o melhor veneno de cupim do mercado, ele ainda pode esbarrar na sua inexperiência para aplicá-lo.


Sem conhecimento técnico, você corre o risco de investir muito dinheiro em substâncias inadequadas.


Outro perigo é a dosagem errada. Então o dano só aumenta à medida que a infestação continua a causar estragos.


Portanto, veja abaixo as falhas de quem tenta controlar a praga por conta própria. É preciso fugir delas para alcançar eficácia na imunização.


  • Não saber o que é a praga


Tem certeza de que os intrusos são cupins? Mesmo? Preste atenção, existem outros insetos que destroem móveis para encontrar comida.


Em geral, os cupins de madeira seca deixam resíduos granulares semelhantes à farinha de mandioca. São fezes de animais.


Se você encontrar um pó mais fino, semelhante à farinha de trigo, pode estar com uma infestação de broca. Essa espécie de besouro se aloja em estruturas de madeira e rói o material.


Além disso, vale lembrar que até as formigas podem causar problemas. Alguns competem por território com os cupins. Eles até devoram os oponentes e também atacam a madeira.


O veneno para cupins de solo não é o mesmo usado para matar cupins de madeira seca, muito menos para matar formigas ou outros insetos.


Diante disso, uma vistoria técnica deve ser realizada no local. Sabendo qual é a praga invasora, fica mais fácil encontrar a substância correta para conter a infestação.


  • Uso de substâncias inapropriadas


Isso leva ao nosso segundo ponto. Muitas pessoas acreditam que qualquer líquido com forte odor pode eliminar os cupins. Tem quem use verniz, vinagre, óleo de motor queimado e até querosene.


Esqueça essa ideia! Esses produtos não possuem princípio ativo capaz de controlar as pragas. O máximo que podem fazer é deixar seu quarto cheirando mal.


Na dúvida sobre qual artigo usar, prefira o cupim vendido em supermercados. No entanto, saiba que terá apenas uma função paliativa. O veneno eliminará os cupins adultos, mas dificilmente atingirá o núcleo da colônia.


  • Não identificação do núcleo da colônia


A propósito, é por isso que muito veneno de cupim não funciona. Insetos cavam galerias dentro da madeira, penetrando cada vez mais fundo nos móveis. A maioria nem vem à tona durante a vida. Desta forma, os cupins não os atingem.


A rainha é quem fica lá dentro, protegida por uma legião de soldados. Enquanto ela estiver ativa, botando ovos e dando origem a novos súditos, a depredação continuará. Portanto, a única forma de acabar com a praga é eliminando o núcleo da colônia.


Mais fácil dizer do que fazer, certo? Quando o número de cupins ainda estiver baixo, basta injetar a substância correta no móvel. No entanto, à medida que o problema se espalha, torna-se cada vez mais difícil identificar a origem da infestação.


  • Overdose da quantidade de veneno de cupim


A última falha na aplicação do terminicida diz respeito à dosagem correta. Percebendo que seres indesejados continuam destruindo a madeira, algumas pessoas aumentam a quantidade de veneno. Essa seria a solução mais óbvia, certo?


Errado. O uso excessivo de substâncias desse tipo causa danos apenas aos seres humanos.


E não estamos falando apenas do custo financeiro. A overdose de cupimcida pode ser tóxica.


Se você inalar veneno, pode sentir tosse, falta de ar, náusea e vômito. Os sintomas de envenenamento requerem atenção médica urgente. Hora de correr para a unidade de saúde mais próxima.


Crianças, idosos e pessoas com asma são mais suscetíveis aos perigos do veneno do cupim da madeira.


Não vale a pena arriscar – até porque, sem treinamento específico, dificilmente você encontrará a origem da infestação. Além da saúde prejudicada, os danos materiais continuarão.


Dica importante: em caso de intoxicação, ligue para o Centro de Informações Toxicológicas da sua região. O serviço é gratuito, e em alguns casos, funciona 24 horas por dia e pode atender você com primeiros socorros.


Riscos do uso de remédios caseiros contra cupins


Diante do risco de aplicação de veneno para infestação de cupins, há quem recorra a alternativas caseiras. Mas eles são igualmente problemáticos. Vamos a alguns exemplos?


  • fogo de querosene


Algumas das substâncias mencionadas acima, como óleo queimado e querosene, representam um perigo para os consumidores. É sempre bom lembrar que derramar líquidos inflamáveis ​​em uma estrutura repleta de cupins aumenta o risco de incêndios, até porque essas criaturas podem corroer fios elétricos e causar curtos-circuitos.


E não custa reforçar: querosene não mata cupim. Nem o óleo nem o verniz têm esse poder.


  • Vinagre e as Manchas


A higiene com vinagre costuma ser uma dica comum na cozinha. No entanto, não serve como remédio para cupins, principalmente se a área estiver apoiada no chão.


Isso porque os componentes do vinagre podem causar reações químicas. Em seguida, em contato com o piso, derrete a camada de cera e penetra nos poros da madeira. Resultado: manchas difíceis de remover.


  • Danos materiais irreversíveis


Cada vez que você testa um produto ineficaz, mais tempo é perdido tentando se livrar da infestação de cupins. E isso só agrava os danos.


Infelizmente, estruturas em estágio avançado de deterioração precisam ser descartadas. Portanto, é importante evitar o rastro de destruição dos cupins ou o quanto antes. Ou você prefere perder seus móveis?


Como controlar a infestação de cupins

Você viu que, embora frágeis ao ar livre, os cupins são resistentes dentro das colônias.


É por isso que o controle de uma infestação, principalmente em móveis delicados, requer o uso de um limpador doméstico. É uma substância de uso restrito, administrada por profissionais credenciados pelos órgãos competentes.


A equipe Dedetex Dedetização segue todos os manuais de boas práticas para serviços de controle de cupins (descupinação).


Nossos funcionários são treinados para identificar pontos quentes, aplicar produtos de limpeza doméstica e isolar adequadamente a área durante o tratamento. Assim, o local permanece protegido e sem riscos à saúde das pessoas.


A eficácia no controle de cupins e brocas pode ser de até um ano. Oferecemos garantia com assistência técnica durante todo o período.


Entre em contato conosco e solicite um orçamento. Fones: (81) 3403-1305. WhatsApp: (81) 99840-7662. Atendemos Recife e interior de PE. E outros estados.

Comments


Fale com a Dedetex Dedetização no WhatsApp
bottom of page